A pandemia do Coronavírus (COVID-19) tem sido o assunto mais frequente das últimas semanas e seus efeitos colaterais na economia e nos negócios são evidentes. Google e Facebook tem tomado medidas responsáveis sobre os anúncios de produtos específicos de saúde, mas o que pode acontecer com as campanhas dos demais anunciantes?
Estimativas globais
Segundo especialistas internacionais, o segmento de viagens e entretenimento deve sofrer uma redução de investimento de pelo menos 10% sobre o ano passado, considerando uma redução maior no primeiro semestre (-20%), com recuperação e crescimento a partir de junho (+10% sobre o ano anterior).
É importante ressaltar que as estimativas se baseiam principalmente no hemisfério norte, que estará entrando no verão. Aqui no Brasil a chegada do inverno pode tornar este impacto bem mais duradouro e ainda impossível de estimar.
O que já está acontecendo
Entre os clientes que atendo e alguns empresários e especialistas com quem conversei, o impacto já está sendo sentido desde a semana passada e os dados de ontem (segunda-feira, dia 16) demonstram que a tendência é de agravamento nas próximas semanas.
Os serviços já sentem queda de 40% de clientes, as instituições de ensino superior suspenderam as aulas por 30 dias, os eventos recreativos, reservas de hotéis e parques dos próximos meses estão sendo cancelados.
O que fazer com as campanhas agora
Para os segmentos mais impactados (viagens, turismo e entretenimento), a recomendação é reduzir os investimentos para manter o custo de aquisição equilibrado, principalmente para quem rastreia conversões telefônicas. Estas conversões telefônicas tem aumentado, mas o motivo do contato cresce exponencialmente com preocupações de clientes em vez de cotações e propostas.
Especificamente em Facebook e Instagram, é necessária atenção redobrada aos comentários em anúncios e postagens orgânicas, fornecendo o máximo de informações sobre as medidas tomadas pela empresa.
Quem utiliza o Google Ads, deve ter atenção constante ao relatório de termos pesquisados, monitorando termos que devem ser excluídos, sejam de buscas diretamente relacionadas ao Coronavírus (COVID-19) ou buscas como “cancelamento” e demais termos cujo efeito tende a aumentar impressões e cliques sem crescimento de conversões qualificadas, afetando negativamente a performance.
Oportunidades a vista
E-commerces e produtos digitais têm apresentado crescimento de demanda e resultados, tanto em Google Ads quanto em Facebook e Instagram. Se o seu negócio não depende de um contato presencial e você pode expandir investimentos, faça isso agora. Mas lembre-se de acompanhar de perto as conversões para assegurar que este crescimento seja qualificado.
Ainda é cedo para saber qual o impacto geral do Coronavírus nos negócios, mas já sabemos o suficiente para ter certeza de que os anúncios precisam de atenção diferenciada.
Cuide bem das campanhas, lave suas mãos, evite aglomerações e contato físico sempre que possível.