Há alguns anos as ações para o Dia do Consumidor vem ganhando representatividade nos resultados de marketing para cada vez mais anunciantes, a ponto de ser chamada de Black Friday do Primeiro Semestre. Neste post você vai encontrar dados interessantes para a data e algumas ideias para melhorar seu resultado, mesmo para quem não tem um ecommerce.
Em 1985, a ONU estabeleceu o dia 15 de março como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Mesmo que esta informação não seja muito presente nas ações de marketing, tenha atenção redobrada aos detalhes, pois um cliente decepcionado certamente lembrará disso e o efeito bola de neve das reclamações em redes sociais pode ser muito mais nocivo do que o resultado positivo.
Em 2019, o Dia do Consumidor faturou 76% a mais do que a média do primeiro semestre, um movimento que merece atenção principalmente para quem atua em segmentos em que os concorrentes não fazem ações neste sentido.
Dia do Consumidor 2020
De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 64% das pessoas já ouviram falar sobre a data, 17% a mais que em 2019. Como é de esperar, a principal motivação de compra é desconto (para 70% dos clientes já com intenção de compra na data) e os principais motivos para não comprar são valor do frete (55%) e achar que o desconto não é real (41%).
A pesquisa Google sobre a data mostra que além de descontos, outros benefícios importantes são considerados pelos consumidores: frete grátis (53%), condições de pagamento especiais (15%), pontos extras em programas de fidelidade (12%) e cashback (7%). A pesquisa contempla também as principais categorias de intenção de compra e sua maior demanda nesta data:
Diferente da Black Friday, as pesquisas de preço são mais próximas da data: 73% das buscas ocorrem no mês de março. Ainda dá tempo de definir estratégias para que sua marca seja considerada nas compras. De acordo com os dados da Criteo, os resultados em vendas efetivas começam a aparecer a partir de 12 de março – o que também está diretamente ligado a estratégia de fazer a SEMANA do consumidor, não somente um dia de ações diferenciadas.
Estratégias para o Dia do Consumidor
Este ano, 15 de março será um domingo. Salvo raras exceções, domingo é o pior dia da semana tanto para vendas presenciais quanto online. Então pense em ações de vários dias.
Se você vai fazer ações com descontos promocionais, garanta a atenção de quem só está dando uma olhadinha. Coloque já um banner ou faixa para captar emails com intenção de compra, assim você aumenta suas oportunidades de venda sem ter que pagar pela audiência nos dias mais competitivos. Não use pop-ups e banners de tela inteira, as pessoas odeiam.
Se não dá tempo de planejar uma ação com descontos ainda este ano, tudo bem. Existe um mundo de estratégias de fidelização e atenção com clientes que não depende de descontos. Pense em algum diferencial exclusivo que possa gerar vendas futuras, como um cupom de desconto na próxima compra. E se não for possível, um pequeno mimo. Um simples bombom de brinde em cada compra já é capaz de reforçar a imagem da marca e trazer um sorriso. Pequenas atitudes fazem muita diferença.
O Dia do Consumidor pode ser chamado a Black Friday do Primeiro Semestre, mas lembre-se sempre que é primeiro sobre fazer seu cliente feliz, depois aumentar seu faturamento.