Em maio a Google apresentou na Marketing Live 2019 seu novo formato de anúncios: Discovery Ads. Como todo lançamento Google, os anúncios estão em beta e serão disponibilizados gradualmente para mais anunciantes. Uma das contas que eu atendo é uma das primeiras no Brasil a ter o recurso disponível e aqui vou apresentar tudo que você precisa saber para criar estas novas campanhas.
O que são anúncios Discovery?
Discovery Ads são anúncios nativos que aparecem em vários ambientes mobile, como o feed do Google Discover (notícias no iOS, Android e google.com.br), feed do YouTube e no Gmail (guias promoções e social):
Na coletiva de imprensa, Brad Bender, vice-presidente de produtos do Google, disse que os anúncios Discovery são “visualmente ricos, móveis e usam o poder da intenção”. Este poder da intenção significa que você pode fazer as configurações básicas da campanha e o Google utilizará machine learning para encontrar novas pessoas com possível interesse nos seus produtos e serviços. Cada vez mais o Google Ads disponibiliza recursos de inteligência artificial para usarmos nos anúncios.
Como criar uma campanha de anúncios Discovery?
O processo de criação da campanha é bem simples. Clique em adicionar uma nova campanha e selecione seu objetivo (pode ser vendas, leads tráfego, etc). Se a sua conta já tiver acesso ao recurso, a opção Discovery vai aparecer entre os tipos de campanhas disponíveis:
As demais configurações são as mesmas das campanhas da Rede de Display que já estamos acostumados, só tem uma grande diferença: os formatos de anúncios.
Quais os formatos de anúncios de Discovery?
O Google tem dois formatos disponíveis: Anúncio Discovery simples e Anúncio de Carrossel (Gallery Ads é o nome original em inglês). Para ambos os formatos, os recursos mínimos são:
- 1 Logo (quadrada)
- 1 Título Longo (90 caracteres)
- 3 Títulos Curtos (40 caracteres)
- 3 Descrições (90 caracteres)
- 3 imagens (1200x628px e 1080x1080px)
O ideal é utilizar 5 recursos de texto e imagens, assim o Google Ads terá mais opções para otimizar os anúncios Discovery.
Quanto custam os anúncios Discovery?
A campanha não tem um valor mínimo obrigatório, mas algumas questões muito importantes precisam ser levadas em consideração na hora de definir o orçamento e os lances da campanha de Discovery.
Segundo o Google, os custos por conversão dos anúncios Discovery podem ser menos da metade de anúncios comuns em Display. Para isso acontecer, o orçamento recomendado é entre 10 e 20 vezes o custo por conversão atual. Ou seja, se cada conversão sua de Display hoje custa R$ 10, seu orçamento diário de Discovery para obter bons resultados é de pelo menos R$ 100 por dia.
Não é um investimento pequeno, sabemos. Mas para quem pode investir R$ 100 por dia, é bem melhor gerar pelo menos 15 conversões que gerar só 10, não é mesmo?
Os anúncios Discovery serão liberados gradualmente e em 2020 a maioria dos anunciantes já deve ter o recurso disponível. Então prepare-se e comece a planejar agora. Faltam só 3 meses pra 2020.