Esta semana o Facebook fez duas mudanças que afetam anúncios. As mudanças não são urgentes, mas a experiência ensina que é melhor andar na frente do que correr atrás. Verifique sua conta para saber se seus anúncios serão afetados e saiba quais os ajustes necessários.
Redução do espaço de texto e imagem
Com o objetivo de simplificar os formatos e as visualizações em diferentes dispositivos, o Facebook reduziu a escala das imagens verticais e a quantidade de linhas antes do “ver mais”. A mudança foi anunciada há tempos e tornou-se definitiva na última segunda-feira.
As imagens verticais deixam de ter escala de 2:3 e passam a ser 4:5. Quem usa anúncios verticais, terá a imagem cortada automaticamente. Mesmo com o limite de 20% de texto, é bom prestar atenção ao que está sendo cortado.
Já as linhas exibidas antes de “ver mais” reduziram de 7 para 3. Se você utiliza uma chamada inicial longa, atenção: você tem menos espaço para abrir a sua comunicação e captar a atenção das pessoas.
Remoção de segmentações
Desde o dia 19 de agosto, todas as contas estão sendo notificadas para fazer ajustes nos conjuntos de anúncios que serão afetados. Não há uma lista completa de quais segmentações serão removidas, mas basta verificar clicar na notificação:
Para quem utiliza múltiplas segmentações, a solução mais rápida é a simples remoção destas segmentações, pelo botão logo acima de interesses.
Se as segmentações são muito assertivas, é recomendável verificar se há uma sugestão automática semelhante.
A opção não está disponível em todos os casos e pode alterar muito o tamanho do seu público, mas é melhor verificar cada uma do que fazer a remoção automática.
Quanto antes fizermos alterações, menores as chances de comprometer os resultados (ou de esquecer e perder o prazo definitivo).