Uma das principais facilidades da internet é a possibilidade de encontrar qualquer coisa a qualquer hora. As pessoas estão pesquisando, lendo e consumindo 24 horas por dia, todos os dias, sempre. Uma boa estratégia de mídia precisa estar presente em todos os momentos, seus anúncios precisam estar ativos sempre.
É claro que as conversões (sejam vendas ou leads) não são iguais na madrugada e no meio da tarde. Assim como não são iguais no começo e no fim do mês. Da mesma forma, temos sazonalidades mensais e diferentes curvas de investimento conforme o tipo de negócio. Para obter melhores resultados com todas estas variações, é preciso entender em qual momento o público se encontra.
Micro-momentos Google
Desde 2015 a Google desenvolve uma série de materiais sobre os micro-momentos, dividos em 4 grupos:
- Eu quero saber – buscas por informações melhores e mais profundas, desde decisões de compras até sobre o assunto que está conversando com pessoas próximas ou assistindo.
- Eu quero ir – o aumento tráfego de celulares também reflete no aumento de buscas por localidades e preferências por soluções próximas.
- Eu quero fazer – dúvidas sobre como usar ou montar produtos, além de encontrar ideias diferentes.
- Eu quero comprar – além dos interesses naturais de compra online, muitas pessoas pesquisam alternativas quando estão dentro de uma loja física.
Estes comportamentos são muito fortes através de smartphones, que já ultrapassam 70% das buscas. Além do comportamento dos usuários, a Google também propõe uma estratégia, tão simples quanto relevante:
Be there – Be useful – Be quick
Esta estratégia não se restringe ao comportamento de buscas. Esteja lá, seja útil e seja rápido. Não somente com ações pontuais, mas sempre. O cliente pode estar em qualquer momento, suas oportunidades de conversões também.
Conversões assistidas
Quem utiliza o Google Analytics provavelmente está acostumado a ver informação. As conversões assistidas nos ajudam a identificar os canais de apoio de uma venda. Por exemplo: perceber que alguém fez uma busca no Google, depois clicou em um anúncio no Facebook, depois comprou quando recebeu um email com uma oferta. Ou mesmo quando a pessoa clicou várias vezes em anúncios antes de converter.
Os benefícios de campanhas Always on
Quando os anúncios estão sempre ativos, o cliente potencial está sendo impactado independente de seu momento de compra. Mesmo que não hajam vendas agora, a marca do anunciante está lá e uma relação começa a ser construída. Essa relação pode ser aprofundada com estratégias de remarketing, ações pagas em outras mídias e principalmente, depois que seu cliente fornece um lead, através de contatos diretos com informações e ofertas.
A curto prazo, sempre avaliamos campanhas de mídia com foco em performance (geração de vendas ou captação de leads). A médio e longo prazo, estas ações também se traduzem em suporte para branding e evolução do valor de marca.
Assim, ao optar por fazer mídia, assuma como uma decisão de longo prazo. Se seu investimento é pequeno, escolha bem as opções de mídia, trabalhe com menos formatos e canais, mas escolha fazer mídia o mês inteiro, o ano inteiro, nas madrugadas e nos finais de semana. Esteja lá, sempre.
Quer saber mais? Baixe a apresentação completa sobre micro-momentos da Google (em inglês).