Praticamente todo site exibe anúncios internos, seja do seu próprio negócio ou de anúncios que financiam o conteúdo. Sabemos que estes anúncios são importantes para os resultados, mas e a experiência do usuário?
Piores posicionamentos
A Coalition for Better Ads desenvolveu uma ampla pesquisa focada na opinião das pessoas sobre os posicionamentos dos anúncios. Acompanhe os principais pontos de rejeição destacados no relatório.
Desktop
- Pop-up Ads
Sejamos sinceros, ninguém gosta de pop-ups. Você entra em um site e antes mesmo de ver o conteúdo já tem uma oferta. Pode ser funcional, mas também é o formato mais odiado pelas pessoas. - Auto-playing Video Ads with Sound
Este formato também é carregado automaticamente ao entrar no site: um vídeo com som, sem possibilidade de interação. A inconveniência disso leva muitas pessoas a fecharem a aba/guia do navegador. Ou seja, aumenta a taxa de rejeição. - Prestitial Ads with Countdown
Anúncios que carregam em tela inteira assim que o usuário entra no site e possuem um contador que não permite ser fechado imediatamente. Essa experiência impede o usuário de ver o que ele quer e também aumenta a taxa de rejeição. - Large Sticky Ads
Aquele banner enorme, geralmente no rodapé com exibição constante, que ocupa cerca de 30% da área visível. Mesmo com a rolagem da página, não desaparece. Este é o quarto formato mais odiado.
Mobile
Além dos mesmos formatos inconvenientes do desktop, tem mais 4 formatos que incomodam os usuários quando acessam pelo celular:
- Ad Density Higher Than 30%
Anúncios que ocupam mais de 30% da área de conteúdo incomodam as pessoas. A área de conteúdo não considera cabeçalho e rodapé, apenas o “miolo”. Realmente, não faz sentido que um terço do seu conteúdo de página seja feito de anúncios, não é mesmo? - Flashing Animated Ads
Um anúncio que “pisca” incomoda os usuários mais do que agrada, seja um gif ou vídeo. Interfere na visualização e atenção ao conteúdo. Anúncios animados são funcionais, mas sua visualização não pode atrapalhar o que o usuário quer prestar atenção. - Postitial Ads with Countdown
Assim como os anúncios que travam a visualização do conteúdo logo na entrada, anúncios que fazem isso no meio da sessão também são muito inconvenientes. Quantos vídeos do Facebook você parou de ver porque foi interrompido por um anúncio que não pode pular? - Full-screen Scrollover Ad
No meio do conteúdo, um anúncio em tela cheia que também interrompe a experiência do usuário.
Mais da metade das pessoas diz que não compartilharia nem voltaria a uma página com anúncios em pop-up.
Todos os formatos tem uma coisa importante em comum: eles atrapalham a visualização do conteúdo do site. Seja qual for a origem de uma visita, os objetivos de conversão devem estar visíveis, mas não devem ser inconvenientes para o usuário.
O que a Google recomenda
Se tem um bom conselho que eu posso dar, é: preste atenção no que a Google fala. Eles investem demais no negócio, são quase sempre a melhor fonte de informação. Eis o resumo da Google:
Preciso admitir: antes de participar desse projeto, eu defendia os anúncios interstitials para celular. Afinal, era fácil aproveitar o seu potencial de receita e subestimar os problemas que eles causavam à experiência do usuário. Hoje já conseguimos fazer melhor do que isso.
Kelsey LeBeau, no Think with Google
Preste atenção no Google sempre e lembre-se: todo mundo precisa de conteúdo.
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