Muitas vezes uma empresa começa a anunciar online sendo esta sua única ou principal frente de atuação. Mas a mídia não é mágica. As principais ferramentas avaliam seus anúncios e atribuem a eles índices de qualidade, baseados na experiência do usuário. No Google Ads, são 3 fatores que fazem toda a diferença.
Taxa de cliques (CTR – Click Through Rate)
A taxa de cliques é o principal fator de influência dos anúncios. Segundo estrategistas do Google Ads, a CTR é responsável por 60% do índice de qualidade. Para explorar melhor esse recurso, você precisa de campanhas bem estruturadas. O segredo é simples: os textos dos anúncios precisam ter relação direta com as palavras-chave das campanhas.
Relevância
Se a campanha tem uma boa CTR, uma boa parte da relevância já está resolvida: seus anúncios são relevantes para as buscas realizadas. Mas a relevância que o google considera vai além disso: o Google acompanha a experiência do usuário na página de destino. Ou seja, sua página precisa ser útil para a pesquisa que a pessoa fez. Não adianta comprar a palavra-chave “tênis Nike” se você não tem Nike pra vender, porque a pessoa embora e vai pesquisar de novo e lá se foi embora junto a sua relevância.
Página de Destino
Desde 2011, o Google considera a experiência do usuário na página de destino (ou landing page). São 3 aspectos principais: o conteúdo relevante, a transparência (confiabilidade) e a navegabilidade. Desde 2016, a prioridade do Google se tornou mobile-first, o que significa que a experiência do seu site será analisada primeiro com base no uso pelo celular. Já são 3 anos dessa mudança e ainda hoje muitos anunciantes não estão preparados. Ajustes no site com essa preocupação mobile são divisores de águas nos resultados de marketing.
Parece tudo muito simples, mas na complexidade do marketing digital e nas inúmeras tarefas do dia a dia, nem sempre estas questões são bem atendidas. Mas podemos colocar isso em números: se você consegue subir sua média geral de 5 pra 7, pode conquistar resultados 20% maiores sem gastar nenhum centavo a mais. Parece um bom motivo?
O Google multiplica o seu índice de qualidade pelo seu lance e é assim que determina a posição dos seus anúncios no leilão.