O dia a dia da gestão de mídia e do marketing como um todo é bastante instrumental, aplicando o que sabemos, aprendendo muito com os dados e fazendo testes. Mas há sempre oportunidades de aprendizado e melhorias de qualificação profissional.
A lista abaixo tem vários livros que eu gosto muito, para adquirir conhecimentos específicos, para planejar o trabalho, para pensar fora da caixa. E se algum deles te interessar, é só clicar na capa que vai para a Amazon (e se você comprar, eu ganho uma comissão, coisa que eu acho bem legal).
Marketing 4.0
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I.
O Kotler costuma ser chamado de “pai do marketing moderno”, com mais de 50 livros publicados. Marketing 4.0 foi publicado em 2017 e traz uma visão do tradicional para o digital, com excelente base teórica para quem quer fundamentar estratégias de funil de marketing. Esse livro é bibliografia obrigatória para os meus alunos de pós-graduação.
Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI
Rafael Rez
Com mais de 10 mil cópias vendidas, o livro do Rafael Rez tem uma linguagem super agradável, parece que ele está conversando com você. Além da teoria necessária e dos excelentes motivos para aplicar marketing de conteúdo, ele também fornece os subsídios pra colocar tudo em prática, de forma clara e simples.
Marketing na era dos dados: O fim do achismo
Rodrigo Nascimento
Lançado no fim de 2019, o livro do Rodrigo se fundamenta na forte experiência prática do autor, que ao longo da sua trajetória se especializou no aprendizado a partir dos dados, estruturando seus conhecimentos em modelos aplicáveis para quem quer utilizar seus dados da melhor forma possível e desenvolver estratégias sólidas de marketing digital.
O jeito Disney de encantar os clientes
Em tempos que tanto se fala de experiência do cliente, conhecer o modelo da Disney é fundamental. A atenção aos detalhes na Disney tem o objetivo de nunca quebrar a magia e o livro traz também as questões gerenciais na busca pela excelência do atendimento que asseguram não só a atração de novos visitantes, como recorrências invejáveis.
Modernidade Líquida
Zygmunt Bauman
A intenção aqui é recomendar um conteúdo muito além do técnico. Bauman é um dos meus autores favoritos e este é o primeiro de uma série que de livros Líquidos, que trata das transformações modernas e suas incertezas, conceitos sociais que refletem nas relações interpessoais e de consumo dos tempos atuais. Conhecer a visão do Bauman é conteúdo essencial para pensar o uso da internet como um todo.