O valor ideal de investimento é uma das perguntas mais comuns sobre anúncios online, provavelmente, a pergunta que mais respondi nos últimos 10 anos. Isso acontece porque não existe uma regra perfeita, mas várias alternativas com diferentes aplicações conforme o perfil do negócio e seus objetivos. Neste post apresento 3 formas bastante assertivas de planejar o investimento sem gerar frustrações com os resultados.
1. Começando do zero
Se seu negócio é novo ou se você começou a investir para testar e agora quer se organizar de forma mais eficiente, você pode planejar seu investimento com base no preço do que você vende.
Por exemplo, um prestador de serviços que envia orçamentos na faixa de R$ 3 mil reais. Se o investimento é mensal de R$ 300, provavelmente fará uma venda no mês. Para vendas de alto valor agregado, invista ao menos o valor de uma venda integral no mês, neste exemplo, R$ 3 mil.
Para quem vende produtos, a conta mais simples é sobre a margem de lucro. Considere investir ao menos a metade da sua margem de lucro para captação de novos clientes. A estratégia pode ser mais agressiva se a empresa tiver outras oportunidades, seja a recompra do mesmo produto ou outros produtos do portfólio. Para quem pensa em uma estratégia de longo prazo e conquista a fidelidade dos clientes, vale a pena investir todo o lucro gerado na primeira compra. Então, se você quer gerar 100 vendas de R$ 50 e sua margem de lucro é de 20% de cada produto, são R$ 10 por venda, vezes 100, investimento de R$ 1 mil na visão mais agressiva, ou de pelo menos R$ 500 em uma estratégia mais conservadora.
2. Pensando como ecommerce
Se sua empresa não é extremamente nova, você já tem um histórico de faturamento. A forma mais clássica de se planejar é definir um percentual do faturamento para investir. A média de investimento de ecommerce é de cerca de 10% do faturamento total, lembrando que aqui não se inclui o custo com equipe de marketing, nem infraestrutura do ecommerce. Trata-se do investimento para atrair e fidelizar clientes.
Este percentual é bastante funcional quando estamos falando de manter a média de novos clientes, em segmentos consolidados. Para quem quer expandir o negócio, o investimento precisa ser maior, já que será necessário atrair novos clientes através da geração de interesse pelos produtos e geração valor de marca (branding).
3. Crescimento sobre o ano anterior
Em março de 2019 você investiu R$ 5 mil e vendeu R$ 50 mil. Se você quer vender R$ 70 mil este ano, o menor investimento que você pode considerar é de R$ 7 mil (e este pode ser um número difícil de manter se seu segmento for muito competitivo). Nesta conta, estamos falando de gerar um crescimento de 40% sobre o ano anterior, se não existe um crescimento constante ao longo do período, saiba que é muito raro crescer assim de um mês para outro.
Seja qual for o caminho que você escolher para sua empresa, lembre-se:
Se o seu investimento é menor que seu almoço, não espere que o resultado pague seu jantar.