Quando um anúncio tem mais de 500 impressões, o Facebook exibe a pontuação de relevância do anúncio. Numa escala de 1 a 10, este número indica a probabilidade de um anúncio ser exibido para o público segmentado.
A pontuação de relevância de um anúncio é definida por 3 aspectos principais:
- Desempenho – reações sociais de engajamento: comentários, compartilhamentos e reações à publicação
- Feedback positivo – cliques, conversões, leads, visualizações de vídeo, instalações de aplicativos
- Feedback negativo – reações de “ocultar anúncio” ou ausência de qualquer interação
Quando a pontuação de relevância importa
A pontuação de relevância é exclusiva de cada anúncio. Quando temos vários anúncios no mesmo conjunto, essa métrica normalmente indica qual o anúncio que será priorizado, pois gera uma resposta melhor do público.
A pontuação de relevância também serve como um indicador competitivo. Se for baixa, é provável que você esteja pagando mais caro pelos seus resultados que os demais anunciantes direcionados ao mesmo público.
Para campanhas de longo prazo, a pontuação de relevância pode diminuir com o tempo. Isso demonstra que os usuários não estão mais se interessando pelo anúncio. Neste caso, chegou o momento de trocar os criativos da campanha.
Quando a pontuação de relevância não importa
Embora seja uma informação importante, campanhas com objetivo de alcance e frequência são menos afetadas pela pontuação de relevância. Este objetivo de campanha visa maior cobertura do público em detrimento de objetivos específicos.
Além disso, o próprio Facebook enfatiza: você não deve mudar seus anúncios e segmentações somente por causa de uma baixa pontuação. Se os seus resultados estão sendo alcançados com custos satisfatórios, não faça mudanças somente para aumentar a pontuação de relevância.
Seus objetivos de marketing são mais importantes que sua pontuação de relevância no Facebook.